sexta-feira, 10 de julho de 2015

Algumas características antigas do bairro da Ribeira, onde hoje fica localizado o Colégio Estadual Vitor Soares.



O Bairro da Ribeira está localizado na Cidade Baixa, em Salvador. É uma região praiana banhada pelas águas da Baía de Todos os Santos e fica a 13 km do centro da cidade. Até os dias de hoje conserva um cenário bucólico dotado de uma bela vista das ilhas da baía, além dos seus casarões antigos.
A ribeira é um dos mais antigos bairros de Salvador e no passado foi local de residência das famílias da classe alta baiana. Hoje, além de ser considerado o bairro da boemia, é bastante visitado pelos que a ele se dirigem para tomar o famoso sorvete da Sorveteria da Ribeira. Na Ribeira é possível se desfrutar de um maravilhoso pôr-do-sol que encanta a todos que ali o admiram.
A Praia da Ribeira, também conhecida como Praia da Penha, é famos pelas disputas de campeonatos de remo que acontecem, mais precisamente na Enseada dos Tainheiros. As equipes mais conhecidas, participantes das muitas provas são a do Vitória e a de Santa Cruz. Era nas águas da Ribeira que funcionava o hidroporto aonde chegavam, de avião, a Salvador, os artistas que se apresentavam na cidade e políticos, antes da construção do aeroporto.
Devido á facilidades portuárias, a Ribeira, inicialmente foi uma vila de pescadores que ali se instalaram por ser um lugar de águas calmas, garantindo, assim, um porto seguro para as embarcações. O nome Ribeira é uma expressão portuguesa que quer dizer ancoradouro de reparação de naus. Além de colônia de pescadores, a Ribeira já foi um disputado lugar de veraneio no início do século passado.
No Bairro é possível deparar-se com o belo conjunto arquitetônico formado pelo Palácio de Verão do Arcebispo e a Igreja de Nossa Senhora da Penha. O bairro da Ribeira conta hoje com vários bares e restaurantes de cozinha típica e regional, fomentando o movimento e a economia local.

Contribuição - Márcio Vieira
Postado há 3rd April 2009 por Colégio Estadual Vítor Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário